quarta-feira, 23 de abril de 2014

Cor das zebras

Brancas ou pretas?


Alguma vez na vida, você já deve ter se perguntado se as zebras são brancas com listras negras ou negras com listras brancas. Você não é o único. Esse é um famoso dilema e mistério ainda não desvendado pela ciência. 

Há dois biólogos norte-americanos, Gilbert Scott e Susan Singer, que acreditam que as zebras sejam pretas com listras brancas e dão dois argumentos que considero plausíveis. Um deles está ligado à evolução, já que existiu, no século XIX, na África, uma espécie de zebra preta que tinha listras brancas apenas na parte da frente do corpo. Outro argumento é geográfico. Como as zebras são originárias da África, onde o calor é intenso, seria mais natural que fossem pretas para se protegerem das radiações solares. 

Independente da resposta correta para este dilema, um estudo recente concluiu que as zebras são listradas para se protegerem contra picadas de mosquitos. Você poderá ler mais detalhes deste estudo em "http://g1.globo.com/natureza/noticia/2014/04/estudo-conclui-que-zebras-sao-listradas-para-evitar-mosquitos.html". Antes desse estudo, o que mais se ouvia era que as listras das zebras eram úteis como camuflagem, ajudando a se livrarem de predadores como os leões.

Outra curiosidade é que já foi comprovado que não existem zebras idênticas, isto é, suas listras são como impressões digitais.

Que eu saiba, além de não ser conhecida a verdadeira cor da zebra, também não se sabe ao certo quantas listras tem uma zebra. Se alguém souber de algum estudo sobre a quantidade de listras, por favor me diga. 

Espero que tenham gostado de saber um pouco sobre as zebras. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário